segunda-feira, 4 de maio de 2009

Impossível perder



Demorei pra conseguir assimilar a exposição do Vik Muniz. Quando estava lá, mal conseguia conversar a respeito com a minha amiga Mari. Na verdade ficamos ali, suspirando e apontando para muitas das obras expostas, meio sem palavras. Palavras aliás que pra mim são cinqüenta por cento de tudo aquilo. Obviamente que tudo é impressionante, e não dá nem pra começar a discutir a respeito. Mas a grande surpresa pra mim, além de ver ao vivo em tamanhos enormes toda aquela explosão de idéias, foi ler os porquês de cada uma delas. Em geral, Muniz não agrupou diamantes em forma de rosto simplesmente. Ele consegue integrar forma e conteúdo de maneira brilhante. Pra mim um exemplo inacreditável disso são as imagens de crianças que trabalham nas lavouras retratadas em açúcar sobre fundos pretos. As histórias das imagens e as idéias surgidas a partir da vivência do artista é realmente o que mais me impressiona e faz parar tudo. Parar o mundo, o que está em volta, parar pra pensar.
Cada obra provavelmente seria muito interessante se fossem idéias e ponto. Porque esteticamente formas que surgem de um prato de macarrão, de milhares de papéis picados, de diamantes, chocolate ou caviar são um presente para os olhos e para a cabeça. Mas entrar na visão do artista e perceber a sensibilidade dele como pessoa , sua visão de mundo, e o motivo pelo qual várias daquelas idéias nasceram é absolutamente encantador. Chega a assustar de tão brilhante.
Vik Muniz no Masp é sem dúvida, uma das exposições mais fascinantes que já vi na vida. Óbvio que pela criatividade, mas sobretudo pelo que está por trás dela. E pra mim o que parece estar por trás é um olhar que vê muito além das histórias que a vida conta e apresenta. É o olhar de alguém capaz de entender, e reapresentar essas histórias contadas pelo seu próprio ponto de vista, cheio de cor, sabor e luz.


Exposição: de 24 de abril a 12 de julho
Horário de visitação: terça a domingo e feriados, das 11h às 18h;
Às quintas, das 11h às 20h.
Ingresso:
Inteira – R$ 15,00
Estudantes - R$ 7,00
Menores de 10 anos e maiores de 60 anos – Gratuito
Às terças-feiras a entrada é gratuita
Local: Museu de Arte de São Paulo – MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578
Telefone: (11) 3251 5644
Classificação etária: livre

2 comentários:

  1. leti, amei muito. concordei com tudo o que disseste acima. até pq, na hora nem deu pra falar, né? demais, pira-cabeção.
    obrigada por estar comigo nessa exposição maravilhosa!
    que venham muitas ainda!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Linda! amei estar lá contigo. Foi demais poder curtir e trocar ideias nesta exposição com a minha querida amiga. Que venham muitas exposições, muitas vezes aqui ou em POA.
    Esperamos a ti e ao Nelson em breve aqui.
    Mil beijos já com saudade.

    ResponderExcluir