domingo, 29 de março de 2009

Tempo, tempo, tempo

Intempéries- O fim do tempo é a exposiçåo que está em cartaz na Oca. Sempre vale a pena dar uma passada por lá, afinal a Oca em si é já é linda, e fica ainda mais incrível quando as janelas redondas såo parte da exposiçåo. É este o caso, mas a utilizaçåo é bem tímida.
Intempéries é interessante pela proposta, nåo pela exposiçåo em si. A vontade de retratar o estranhamento do homem diante das transformaçoes climáticas é sem duvida uma grande idéia, que no mínimo traz relexåo. Justo no dia de hoje, acabei me vendo numa Oca escura, cheia de projeçoes que mostravam a natureza de todas as maneiras nos quatro cantos do mundo. Com som e (poucas) pessoas. Deu pra aproveitar os brancos da Antártida e o ambiente sem nenhuma luz para pensar no tempo. Nåo na natureza, mas no quanto o tempo muda, cura, devolve, tira, e sobretudo dá muitos presentes. Mesmo com os fenomenos climáticos, com as mais diversas formas de vive-los e de interpretá-los, o tempo independe do sol e da chuva. E é completamente relativo pra cada um de nós. No dia de hoje, adorei pensar no quanto eu gostaria que o tempo parasse. E ao mesmo tempo, adoraria que ele voasse, para fazer desaparecer algumas dores e qualquer tristeza, nåo minhas, mas que såo como se fossem.
Intempéries vale pela diversåo de estar no parque e ainda ter um intervalo bacana para ver algo diferente. Vale também pela reflexåo. E vale sobretudo pelo texto do curador Alfons Hug. Por onde aliás as pessoas passavam batidas.
Segue um trecho.

“Antigamente, o tempo era simplesmente tempo. Era como uma segunda pele para as pessoas, e, apesar de suas ocasionais inclemências, fazia com que nos sentíssemos parte de algo maior na natureza. Mas, agora, o tempo chegou ao fim e transformou-se em clima, uma entidade física, anônima e amedrontadora que, a qualquer momento, é capaz de deflagrar uma catástrofe. As mudanças climáticas fizeram do tempo intempérie. O clima é o tempo sem poesia e estética. Ao contrário do tempo, o clima nåo possui aura.”


Intempéries – O Fim do Tempo
Sáb 07/03 a Dom 12/04 das 14:00 às 20:00
Oca
De terça a sexta, das 14h às 20h Parque do Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n Tel.: (11) 3081-0113
Entrada gratuita aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário