terça-feira, 10 de março de 2009

Que crise?

“Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar “superado”.
Quem atribue à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”

- Albert Einstein -

Casualmente recebi este texto hoje e foi muita coincidência. Óbvio que o mundo está em crise, o Brasil menos, e graças a Deus, a minha vida menos ainda. Aliás, zero crise. Isso é raro, não? Olharmos pra vida e pensarmos: caramba, tudo ótimo.
Mas recebi um e-mail ontem que me fez pensar na facilidade de algumas pessoas em olharem para os fatos, e tirarem o melhor ou o pior proveito deles. Admiro aqueles que aprendem na crise. Admiro bem os que mostram que são de verdade, honestos consigo e com outros no momento em que ela ocorre. Mas adoro os que mesmo não tendo o comportamento ideal alguma vez, são capazes de aprender, perceberem falhas, e terem a vontade de melhorar. Ou já quererem de antemão passar pelos momentos difíceis bem, do jeito melhor possível. Raro encontrar pessoas assim. Raro encontrar gente que tenha medo dos seus medos, mas que saiba reconhecê-los e encare de um jeito adulto a grande possibilidade da chegada de tempos difíceis. Mas só isso já mostra que as dificuldades já devem, no mínimo, trazer coisas muito boas para pessoas de coragem.

3 comentários:

  1. Leti,
    Lindo. Fica dificil até comentar qualquer coisa com um texto desses. Quando a sensibilidade chega a um nível tão alto as discussões ganham uma riqueza impressionante. Parabens e obrigado por perceber tão bem as coisas, escrever tão bem e fundamentalmente viver e fazer com que os que estão próximos vivam tão bem.
    Não sei se dou os parabéns ou agradeço. Na dúvida faço os 2.
    Beijo Grande.

    ResponderExcluir
  2. Fefê,
    Obrigada mesmo. Tu sabes que é exatamente o que eu penso, a respeito de tudo. Admiro muito o teu olhar pra vida e de verdade, sou eu quem precisa agradecer.
    Bjos,

    ResponderExcluir
  3. Acho bom falar de tempos de crise, eles são no mínimo excêntricos. Cada alma tem uma vida, um jeito, um tempo e nesses momentos elas se exaltam ou se acuam. É verdade aquela frase "São nessas horas que se diferenciam os meninos dos homens". Tudo é relativo até o tempo dentro e fora de cada um.

    Mais o Einsten mandou bem né, haha!!
    Bjo

    ResponderExcluir