quinta-feira, 2 de julho de 2009

Vik para crianças




No último final de semana estive novamente da Exposição do Vik Muniz no Masp. Como era a terceira vez que visitava, já havia tido tempo de refletir e digerir cada uma daquelas maravilhas e pude dar uma olhada nas reações das crianças que estavam por lá. Aliás, sortudas, pois seus pais tiveram a visão de levá-las num programa que não parece infantil a primeira vista.
Mas por razões óbvias quase todo mundo fica absolutamente em êxtase com tantas materias primas sendo usadas das formas mais inseperadas. Como cada obra tem uma explicação e um raciocínio por trás que dão a maior graça à exposição, parece difícil de serem entendidas pelos pequenos. Mas não são. Afinal ninguém precisa entender o porque de nada pra se deliciar com uma diversão pela diversão.
As crianças que estavam lá pareciam encantadas com um rosto feito num macarrrão, ou em molho de tomate. Ficavam horas olhando paras os montinhos feitos com objetos, comidas e coisas diversas agrupadas em uma sequencia de três ou quatro fotos incríveis. A diversão ali era simplesmente decifrar os objetos. Fora o espaço gigante e lindo que é o masp, com seus concretos, pilares vermelhos e rampas.
Vik Muniz é divertido para todas as idades, a diferença é que podemos curtir, refletir e pensar a respeito, ou simplesmente curtir. E só pra curtir vale a pena também.
Então vá e leve alguém o qual você goste, pode ser aquela avó careta, ou seu filho de cinco anos.

Um comentário:

  1. Foi ótimo ver todo o talento do artista e ter o previlegio de poder comentar e debater cada obra com você. Qual será a próxima? Vik Muniz com o Rafão? BJos, bjos, bjos.
    Fefê

    ResponderExcluir