terça-feira, 18 de maio de 2010

The castel





Nunca tinha ouvido falar no Hearst Castel atė poucos dias atrás. E olha que esta é a minha quarta vez na Califórnia, entre viagens de férias e profissionais.
Vimos no nosso maravilhoso guiazinho wallpaper uma recomendação quentíssima do castelo. Dizia que vale a pena mesmo saindo de S.francisco e andando três horas. Nós que já estávamos ali na One definitivamente precisávamos dar uma passada.
E fomos, com expectativas baixas achando que em uma hora veríamos tudo e pronto.
Pra começar o castelo pode ser visto da estrada, mas chega-se apenas e carro a um mega complexo turistico, super organizado, com guias, lanchonetes, cinema (sim, cinema, mostrando a sua construçåo) e onibus que saem a cada duas horas para visitas guiadas. E mais, existem tipos de visita, para os que já foram uma vez, para os que nunca foram, e assim por diante.
Em resumo: no início do século um homem chegou muito pobre a região da California e ficou milionário comercializando ouro. Seu filho, cresceu naquela paisagem, fez uma viagem enorme com os pais a europa quando criança e sonhou por sua vida toda com o tal castelo. Depois de ter comprado metade do estado, ser dono de TVs e rádios e ter virado o homem mais rico dos EUA, aos sessenta e poucos anos, começou e terminou sua grande obra. Onde ele vivia com todo o luxo, suas duas esposas e recebendo muitos amigos, incluindo o Chaplin.
O lugar é impressionante, puro luxo, gosto duvidoso, mas de encher os olhos. Tudo ė mega, desde a piscina, as acomodaçōes para os hóspedes, salas de estar e jantar. Isso sem falar dos jardins maravilhosos e de todo o resto (incluindo o quarto do dono) que não estava incluso no nosso tour para iniciantes.
Logo depois da visita fiquei me perguntando o que faltou na história. Se perdi a parte que ele faz bem a humanidade, em que doou obras de arte, ajudou velhinhos, criancinhas, enfim, qualquer coisa. Talvez até tenha de fato feito, mas a história do Castelo é: veja tudo o que o dinheiro pode comprar e ponto. Com os únicos propósitos do luxo, diversåo e ostentaçåo.
Entåo nåo se iluda, vale a pena inclusive porque é isso mesmo, enche os olhos e só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário