quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Colando


Hoje aprendi de verdade que não devemos fazer algo que sabemos ser errado.
Aprendizado tardio esse, porque nunca tinha me deparado com uma situação de ser pega colando. Porque não costumo colar, e não porque nunca sou pega.
E hoje fui, colando em geografia, na prova trimestral.
Desde que me lembro ter entrado na vida adulta, e faz tempo, costumo seguir minhas crenças. Dependendo da situação e dos interlocutores, sou mais ou menos cuidadosa com a verdade. Mas falo a verdade, de uma forma ou de outra. Achar que os fins justificam os meios nunca foi a forma como conduzi qualquer assunto da minha vida, nem pessoal, nem profissional. A menos que tivesse a certeza de estar fazendo o bem. Por exemplo não chamando uma amiga que esta com dez quilos a mais de Shamú no tanque 8, obviamente para não magoá-la. Pra que, né?
Que eu me lembre essa foi das poucas vezes em que fiz algo por mim, de maneira egoísta, deixando de lado os demais. Não tive a intenção, é claro, de prejudicar nem magoar ninguém, mas de boas intenções o inferno tá cheio, e nisso eu acredito. Tive a desculpa pra mim mesma do outro lado ter conduzido de uma maneira equivocada o assunto, ao meu ver. Mas como disse a minha querida amiga Gi, o fato do professor de geografia mandar só ler polígrafos e não dar aulas direito, não dá o direito de uma pessoa colar.
Não teve morte, nem sangue, nem separação, nem choro (talvez algum meu, vai). Mas teve desconforto, porque resolvi não fazer o que achava ser o correto, por pressão, por vontade do objetivo final, por pura falta de luz. Talvez tenha preferido o caminho mais fácil uma vez, e errei, errei e errei.
Melhor sempre é acreditar 100% no que se faz. Melhor agir pelo melhor. Os fins não justificam os meios. Aprendi, estou remoendo, e só estou fazendo este post pra ver se minimiza isso que estou sentindo. Que aliás, é uma merda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário